Ôh de Casa

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Solteiros e seus compactos...

A independência e a possibilidade de ter um imóvel tem sido ocasião cada vez mais frequente para os jovens que decidiram encerrar seu ciclo de moradia com os pais.

Para isso, arquiteto, decoradores e empresas especializadas têm se desdobrado para encontrar soluções que otimizem esses espaços, já que muitos desse público compram imóveis pequenos.

Antes de qualquer montagem o essencial é avaliar a necessidade do morador. "Organizar os armários para que eles comportem totalmente o que a pessoa tem é importante e ajudará na amplitude do ambiente", explica a arquiteta Evelyn Sayar, de Santo André.

A tal amplitude dita pela profissional também refere-se também a idéia que acabou aquele conceito de que todas as instalações das casas devem ser individualizadas. Um possibilidade muito usada atualmente é a interligação do sistema de som pela sala, cozinha e dormitórios.

As portas de correr viraram outro coringa nesse processo. Além de economizar espaço, elas servem de parede entre um cômodo e outro.

E as estantes que antigamente eram e carregavam dezenas de objetos, hoje ficaram mais compactadas. Um dos fatores para esse mudança foi a adaptação da TV direto na parede.

A arquiteta observa que um detalhe curioso é que os homens que moram sozinhos preferem mais eletrodomésticos como lava-louça, cafeteira e outros do que as mulheres. Elas são vidradas por um armários...

Para finalizar, um truquinho que tem ajudado a dar mais amplitude aos pequenos apartamentos, aqueles de 60 metros quadrados por exemplo, é a colocação de espelhos. No banheiro o efeito é ótimo.

A escolha das cores para pintura ou de mobiliários influencia bastante. Tons claros dão uma impressão mais leve e consequentemente de um ambiente maior. Mas isso não quer dizer que o preto está excluído. Até mais!

Fotos: J. Vilhora